top of page
  • Foto do escritorDra Regina Chamon

Nutrir Relacionamentos

Quando estiver conversando com alguém de quem você gosta mesmo, seja pessoalmente ou por telefone ou Skype, faça o melhor para estar totalmente presente naquele momento.

Dê aos seus relacionamentos não-românticos o mesmo tipo de atenção, cuidado e energia mental que você dá aos seus relacionamentos amorosos. Pense em seus amigos, pelo menos tanto quanto você pensa sobre sua família ou seu artista favorito.

Configure notificações na agenda do celular para os aniversários ou escreva-os em sua agenda física. (Não conte com o Facebook para lembrar a você!) E coloque outros dias significativos da vida deles (aniversários de crianças, aniversários de casamento) em seu calendário, especialmente aqueles ligados ao luto. Dê um toque para eles no dia em que eles estiveram rememorando a morte de alguém e diga que você está pensando neles.

Descubra o melhor método de comunicação para vocês dois. Algumas pessoas são terríveis em mensagens de celular, mas são ótimas ao telefone. Pode ser chato ligar para eles algumas vezes mas é necessário. Falar ao telefone às vezes é melhor do que perder amigos de toda a vida porque eles não podem usar o Messenger do Facebook o dia inteiro no trabalho.

Algo tão simples quanto mandar uma foto do seu café da manhã ou look do dia dia pode ser uma maneira surpreendentemente incrível de se conectar regularmente. Ou então enviar mensagens de voz uns aos outros.

Pergunte e lembre-se dos nomes dos colegas de trabalho e amigos que eles mais falam. Não só é logisticamente mais fácil para entender o que eles contam, como também comunica: "Estou investido em você e em suas histórias". Quando você conversar com eles, pergunte como estão seus pais e irmãos.

Se você não moram perto um do outro, faça questão de prestar atenção ao clima na cidade deles. O tempo molda nossas vidas literalmente a cada dia - isso influencia nossas decisões de roupa, deslocamento diário, planos de fim de semana e até nosso humor. Sendo mais consciente disso, você pode ter uma pequena visão diária de como está o dia a dia de suas pessoas favoritas.

Repita depois de mim: "Isso me lembrou de você." Ou "Pensei que você poderia gostar disso."


Não importa se você está enviando um meme ou um pequeno presente; aquele momento de sentir-se verdadeiramente visto e lembrado por um amigo é tão significativo!

E considere ter um lugar em que vocês sempre se encontram (como sua livraria local, ou um ótimo restaurante) ou uma atividade que vocês sempre fazem (ir a um cinema e depois tomar café); é muito mais fácil fazer planos se a maior parte desse trabalho já estiver concluída.


Tenha as informações de contato de pelo menos uma outra pessoa na vida dos eu amigo – os pais, um irmão, o parceiro. É bom ter em caso de emergência e também para planejar uma festa surpresa.

Se eles estiverem sempre falando de uma série da Netflix ou de um livro, ou recomendarem uma receita ou produto, faça questão de conferir. Mesmo que você não goste, ainda assim aprenderá um pouco mais sobre eles no processo, e eles perceberão que você tentou.

Não ignore as coisas sobre as quais seu amigo quer falar, mesmo que, para ser honesto, você não esteja exatamente interessado. E faça o seu melhor para não julgá-los, especialmente se eles compartilharam algo particularmente pessoal ou que é uma fonte de vergonha para muitas pessoas. (Mas se você julgar alguma coisa no calor do momento, reconheça e peça desculpas.) Crie suas próprias tradições compartilhadas. Planeje uma viagem de fim de semana todo verão, escolha um feriado que vocês sempre passam juntos, sempre vejam o novo filme da Marvel ou do Woody Allen juntos, escreva uma carta a cada ano em seu aniversário, etc




41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page