MEDICINA INTEGRATIVA
Mente corpo e espiritualidade integrados no cultivo da saúde
É uma FILOSOFIA DE CUIDADO que inclui a preferência por utilizar terapias mais naturais e menos invasivas e modificações terapêuticas de estilo de vida que parecem aumentar nossa habilidade inata de cura do corpo.
Para isso começamos o cuidado observando quais as necessidades que se apresentam, olhando “para dentro”, em busca de elementos que estão relacionados com a maneira como a gente leva a vida (alimentação, movimento com o corpo, um sono de boa qualidade, manejo do estresse, olhando os nossos vícios) e a partir disso buscamos práticas de autocuidado, como meditação, acupuntura, yoga, massagem, entre outras, que serão a nossa primeira linha de cuidado, sempre que possível e de acordo com a preferência individual. Quando necessário são associados medicamentos alopáticos
EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS
A ciência vem estudando como o corpo e a mente interagem e quais os impactos disto na nossa saúde e no tratamento de doenças.
Divido alguns artigos e publicações a respeito de meditação e doenças cardiovasculares. Aqui também estão algumas referências sobre os riscos e benefícios que os pacientes com câncer tem ao usar terapias complementares, como meditação e yoga.
01
Conceito de Medicina Integrativa
02
Conceito de Meditação
03
Meditação e doenças cardiovasculares
Diretrizes para o uso de meditação na redução do risco cardiovascular - American Heart Association
04
Terapias complementares em pacientes com câncer de mama
05
Oncologia Integrativa e sua aplicabilidade clínica
06
Ferramenta para pesquisa de produtos naturais e vitaminas
com benefícios e potenciais riscos - Memorial Sloane Kettering Cancer Center