Regina-352.jpg
Marcas_transparencia_RGB-10.png

MEDICINA INTEGRATIVA

Mente corpo e espiritualidade integrados no cultivo da saúde

É uma FILOSOFIA DE CUIDADO que inclui a preferência por utilizar terapias mais naturais e menos invasivas e modificações terapêuticas de estilo de vida que parecem aumentar nossa habilidade inata de cura do corpo.

 

Para isso começamos o cuidado observando quais as necessidades que se apresentam, olhando “para dentro”, em busca de elementos que estão relacionados com a maneira como a gente leva a vida (alimentação, movimento com o corpo, um sono de boa qualidade, manejo do estresse, olhando os nossos vícios) e a partir disso buscamos práticas de autocuidado, como meditação, acupuntura, yoga, massagem, entre outras, que serão a nossa primeira linha de cuidado, sempre que possível e de acordo com a preferência individual. Quando necessário são associados medicamentos alopáticos

EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS

A ciência vem estudando como o corpo e a mente interagem e quais os impactos disto na nossa saúde e no tratamento de doenças.

Divido alguns artigos e publicações a respeito de meditação e doenças cardiovasculares. Aqui também estão algumas referências sobre os riscos e benefícios que os pacientes com câncer tem ao usar terapias complementares, como meditação e yoga.

01

Conceito de Medicina Integrativa

Definição do conceito

04

Terapias complementares em pacientes com câncer de mama

Diretrizes para uso - Sociedade de Oncologia Integrativa 

05

Oncologia Integrativa e sua aplicabilidade clínica

Artigo sobre conceito

06

Ferramenta para pesquisa de produtos naturais e vitaminas

com benefícios e potenciais riscos - Memorial Sloane Kettering Cancer Center