• Dra Regina Chamon

Dica de Leitura: Os Quatro Compromissos


“Os Quatro Compromissos – Um Guia Prático para a Felicidade” de Don Miguel Ruiz (Editora Best Seller), é a dica de leitura de hoje para todo mundo que se interessa por  gerenciamento de estresse e crescimento pessoal. É escrito em linguagem simples, mas lida com temas complexos que podem ajudar a trazer mudanças verdadeiras. Com referências filosóficas fundamentadas nas primeiras civilizações de que se tem notícia  na América Central e com princípios de psicologia e de autoconhecimento, o autor traça quatro acordos básicos que deveríamos estabelecer com nós mesmos.



Acordo 1: Seja Impecável Com Sua Palavra

O que isso implica: valorizar a palavra e o empenho que colocamos aos nos expressarmos. Este acordo discute evitar fofocas, mentiras, promessas vazias e outras maneiras pelas quais causamos problemas com nossas palavras. Diga apenas o que você quer dizer e perceba que pode causar danos se não tiver cuidado com o que diz.


Acordo 2: Não leve nada para o lado pessoal

Este conceito lida com a compreensão de como os comportamentos de outras pessoas são apenas um reflexo deles. Quando alguém nos dá feedback sobre nosso comportamento ou sobre nós como pessoas, é importante lembrar que nenhuma opinião é realmente objetiva. Todos nós temos nossos preconceitos, nossos filtros através dos quais vemos o mundo. Por causa disso, não devemos considerar a visão de ninguém sobre nós ou nossas ações como totalmente precisas. Quando alguém diz algo sobre nós, ele diz mais sobre si mesmo e como vê o mundo.


Acordo 3: Não faça suposições

Geramos muito estresse quando assumimos que sabemos o que as outras pessoas estão pensando sem checar com elas. É preciso entender que outras pessoas podem ter motivações diferentes para suas ações e visões de mundo drasticamente diversas. Tentar compreender os outros de verdade e discutir as suas motivações antes de tirar conclusões precipitadas pode ajudar muito a evitar conflitos interpessoais.


Acordo 4: Sempre dê o seu melhor

Nem sempre conseguimos entregar o nosso melhor a cada dia. Mas tudo bem. O esforço honesto e a dedicação fazem com que você avance de modo a manter uma consciência limpa ao analisar em retrospecto o seu desempenho nos compromissos pessoais e profissionais

12 visualizações

© Regina Chamon - Medicina Integrativa.