Dizem por ai, há um tempão, que você precisa comer direito, que você precisa fazer uma atividade física, que você precisa diminuir o seu colesterol. Agora andam dizendo também que você precisa meditar! É cada uma que dizem por ai!!!!
Mas será que precisa tudo isso mesmo?
De algumas décadas para cá a tecnologia evoluiu muito. Evoluiu tanto que agora você não precisa levantar do sofá para trocar o canal da televisão, tem controle remoto. Nem fazer uma forcinha com o braço para abrir a janela do carro, porque tem vidro elétrico. Não precisa subir um lance de escadas no shopping, tem escada rolante. Não precisa nem ir bater perna no shopping, porque é possível comprar tudo online! Com essa tecnologia toda, a gente foi ficando menos ativo fisicamente, e cada vez mais sedentário, sem nem perceber.
Até no trabalho ficamos mais sedentários! Com tantas facilidades de comunicação a gente não precisa caminhar até a mesa do colega, é só mandar tudo por e-mail! Lá nos Estados Unidos fizeram um estudo que mostrou que a diminuição da atividade física relacionada ao trabalho nos últimos cinquenta anos têm contribuído para o sobrepeso e a obesidade na população norte-americana. A estimativa foi de que houve, neste período, diminuição do gasto calórico em 100 Kcal dia. Parece pouco, mas como diz o ditado “de grão em grão, a galinha enche o papo”, e depois de alguns anos, essas poucas calorias por dia viram quilos a mais!
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera sedentarismo como a ausência de atividade física por pelo menos dez minutos contínuos por dia. E atividade física não é só malhação não! Andar, subir escada, dançar e até mexer no seu jardim são consideradas atividades físicas pela OMS.
O Ministério da Saúde fez uma pesquisa aqui no Brasil compilando dados de 2006 a 2018, chamada Vigitel . Nessa pesquisa, feita com mais de 40.000 pessoas em todo o país, 40% da população é insuficientemente ativa, ou seja, faz menos atividade física do que o necessário para manter a saúde!
E tem mais, 55,7% dos brasileiros estão com sobrepeso, ou seja, mais da
metade do país!
Ah, mas eu não tenho tempo para fazer atividade física! Então eu te ajudo! Que tal trocar a escada rolante pela escada normal? Tente fazer por 21 dias, e isso já vira um hábito! Subir três lances de escada equivalem a dez minutos de caminhada!
Ou então pare o carro mais longe do seu trabalho, desça um ponto antes, ande até a mesa do seu colega de trabalho para fazer aquela pergunta que você ia mandar por e-mail.
Lave a louça, levante do sofá para trocar de canal, passeie com o seu cachorro, brinque de pega-pega com os seus filhos!
De grão em grão…
Viu como é fácil? Além de tornar sua vida mais ativa, você ainda libera endorfina e se diverte! Vamos tentar?
O conteúdo deste post não se destina a constituir ou ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter sobre uma condição médica. Nunca desconsidere o aconselhamento médico profissional ou adie sua busca por algo que você leu neste site.
Comments