• Dra Regina Chamon

Você não tem tempo para fazer exercício?

Dizem por ai, há um tempão, que você precisa comer direito, que você precisa fazer uma atividade física, que você precisa diminuir o seu colesterol. Agora andam dizendo também que você precisa meditar! É cada uma que dizem por ai!!!!

Mas será que precisa tudo isso mesmo?

De algumas décadas para cá a tecnologia evoluiu muito. Evoluiu tanto que agora você não precisa levantar do sofá para trocar o canal da televisão, tem controle remoto. Nem fazer uma forcinha com o braço para abrir a janela do carro, porque tem vidro elétrico. Não precisa subir um lance de escadas no shopping,  tem escada rolante. Não precisa nem ir bater perna no shopping, porque é possível comprar tudo online! Com essa tecnologia toda, a gente foi ficando menos ativo fisicamente, e cada vez mais sedentário, sem nem perceber.

Até no trabalho ficamos mais sedentários! Com tantas facilidades de comunicação a gente não precisa caminhar até a mesa do colega, é só mandar tudo por e-mail! Lá nos Estados Unidos fizeram um estudo que mostrou que a diminuição da atividade física relacionada ao trabalho nos últimos cinquenta anos têm contribuído para o sobrepeso e a obesidade na população norte-americana. A estimativa foi de que houve, neste período, diminuição do gasto calórico em 100 Kcal dia. Parece pouco, mas como diz o ditado “de grão em grão, a galinha enche o papo”, e depois de alguns anos, essas poucas calorias por dia viram quilos a mais!

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera sedentarismo como a ausência de atividade física por pelo menos dez minutos contínuos por dia. E atividade física não é só malhação não! Andar, subir escada, dançar e até mexer no seu jardim são consideradas atividades físicas pela OMS.

O Ministério da Saúde fez uma pesquisa aqui no Brasil compilando dados de 2006 a 2018, chamada Vigitel . Nessa pesquisa, feita com mais de 40.000  pessoas em todo o país, 40% da população é insuficientemente ativa, ou seja, faz menos atividade física do que o necessário para manter a saúde!

E tem mais, 55,7% dos brasileiros estão com sobrepeso, ou seja, mais da

metade do país!

Ah, mas eu não tenho tempo para fazer atividade física! Então eu te ajudo! Que tal trocar a escada rolante pela escada normal? Tente fazer por 21 dias, e isso já vira um hábito! Subir três lances de escada  equivalem a dez minutos de caminhada!

Ou então pare o carro mais longe do seu trabalho, desça um ponto antes, ande até a mesa do seu colega de trabalho para fazer aquela pergunta que você ia mandar por e-mail.

Lave a louça, levante do sofá para trocar de canal, passeie com o seu cachorro, brinque de pega-pega com os seus filhos!

De grão em grão…

Viu como é fácil? Além de tornar sua vida mais ativa, você ainda libera endorfina e se diverte! Vamos tentar?


O conteúdo deste post não se destina a constituir ou ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter sobre uma condição médica. Nunca desconsidere o aconselhamento médico profissional ou adie sua busca por algo que você leu neste site.
2 visualizações

© Regina Chamon - Medicina Integrativa.