• Dra Regina Chamon

Quando o stress pode ser benéfico

Você sabia que o estresse nem sempre é ruim? Há momentos desafiadores em que o estresse pode ser benéfico. Como na performance dos atletas, por exemplo.

Por ser um mecanismo do nosso instinto de sobrevivência, o estresse ativa a resposta de “luta ou fuga” que pode nos dizer quando e como reagir ao perigo. No entanto, se esse mecanismo for acionado com frequência excessiva ou quando houver muitos fatores que causam estresse agindo ao mesmo tempo, ele pode prejudicar a saúde mental e física da pessoa e se tornar nocivo.


Portanto, mesmo para atletas de alta performance, saber  gerenciar a ansiedade e o estresse são essenciais.


Veja agora três possibilidades benéficas que o estresse pode conferir aos esportistas:


Ajuda a tomar decisões

O estresse, e especialmente as situações que fazem com que você o experimente, podem ser determinantes no sentido de tomar decisões. Ao deixar pouca margem de tempo para uma decisão como quanta capacidade respiratória gastar em uma corrida ou que jogada fazer em uma partida de tênis, ele permite ter mais clareza em separar aquilo que realmente importa e é necessário das coisas que são opcionais ou secundárias.


Evita a procrastinação

O estresse não permite que você procrastine. Você pode imaginá-lo como uma espécie de alavanca que empurra você para suas tarefas e o ajuda a completar mais coisas do que pensou ser possível em um prazo menor de tempo.


Um "boom" de energia

Uma carga repentina de estresse fornece um boom de energia muitas vezes inimaginável. Entre outras substâncias, o estresse libera adrenalina o que permite que você tenha um desempenho e resistência muito maiores e duráveis em determinadas tarefas.



O conteúdo deste post não se destina a constituir ou ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter sobre uma condição médica. Nunca desconsidere o aconselhamento médico profissional ou adie sua busca por algo que você leu neste site.
7 visualizações

© Regina Chamon - Medicina Integrativa.