• Dra Regina Chamon

Equação saúde e doença

Se a gente pudesse colocar nossa saúde em uma fórmula matemática, como seria? Talvez ficasse mais fácil entendermos como as coisas funcionam e mexer nos “números”, não é?


Existe uma proposta de equação da Medicina Mente-Corpo em que a Propensão à Doença tem como numerador o Estresse Crônico e como denominador a Resiliência. Assim, quanto maior o estresse crônico ao qual estamos submetidos, maior nossa chance de ficar doente. E quanto menor nossa capacidade de resiliência, também.


Ou seja, se eu conseguir gerenciar meu estresse e aumentar minha capacidade de resiliência, minha propensão à doença torna-se menor!


Fazendo um “inventário” das suas perspectivas de saúde e doença e considerando os seus numeradores e denominadores PESSOAIS, é possível diminuir sua propensão à doença e promover a saúde!


Quando planejamos nossas estratégias de promoção de saúde e prevenção de doenças precisamos ter em mente como podemos aumentar a nossa Resiliência e diminuir a vulnerabilidade ao Estresse.


A notícia boa 1: nem sempre o estresse é ruim e podemos aprender a torná-lo nosso amigo! Podemos aprender a reconhecê-lo no corpo e ter ferramentas para relaxar, reduzindo seus impactos no organismo

A notícia boa 2: para aumentar a capacidade de resiliência um bom começo é dormir bem, aumentar a quantidade de frutas, legumes e vegetais na alimentação e praticar atividade física. Também podemos aumentar a resiliência através de técnicas como a Terapia Cognitivo Comportamental, a Psicologia Positiva ou mesmo trabalhando a nossa espiritualidade.


Essa equação foi proposta por pesquisadores de Harvard, do Benson-Henry Institute



O conteúdo deste post não se destina a constituir ou ser um substituto para aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Procure sempre o conselho do seu médico ou de outro profissional de saúde qualificado para esclarecer quaisquer dúvidas que possa ter sobre uma condição médica. Nunca desconsidere o aconselhamento médico profissional ou adie sua busca por algo que você leu neste site.
1 visualização

© Regina Chamon - Medicina Integrativa.